sexta-feira, 12 de abril de 2013

Musicoterapia .

Na minha infância as músicas eram totalmente diferentes  , apesar da época  me lembro da febre que era a Xuxa ,Chiquititas, os macaquinhos de pelucia cantando macarena , nem se falava em funk naquela época o sertanejo era ao estilo Zezé di Camargo e Luciano , nada de sertanejo universitario  rock era só RPM ,me lembro de ir as 7:00 da manhã pra cama da mãe olhar teletubies,poof ,ursinhos carinhosos etc..
Agora é uma tal de galinha pintadinha ,patati patatá , e as músicas então nem se fala tudo mudou ,desenhos animados alguns permaneceram outros são bem mais modernos e diferentes .
Aqui em casa sou bem eclética  mas confesso amo Rock e sertanejo universitário, enfim ontem eu escutando a música nova do michel teló love song o menino aqui na casinha dele não parava ,coloquei então ozzy mr crowley (amo essa música) pra tristeza do papai ele acalmou  nem fez questão de se mexer .
Ai liguei minhas anteninhas de vinil e fui em busca de informação sobre sons e músicas e o que influencia a criança desde a barriga .


                                             

Que sons chega ao bebê?

Vejamos quais são os sons do corpo da mãe gestante que o chegam até o feto: os batimentos do coração (a pulsação rítmica, de 60 a 220 batimentos por minuto, dependendo do relaxamento, atividade física, sustos e demais situações da vida da gestante), a circulação sanguínea periférica ao útero e do cordão umbilical (aquele som da ultrassonografia), o diafragma e a respiração, o sistema digestório (movimentos peristálticos e órgãos ocos), as articulações do esqueleto e os passos da mãe. Esse é o universo sonoro intra uterino.

Não se impressionem. O bebê em gestação não está ouvindo, acordado, 24 horas por dia. A natureza assim não permitiria. Ele tem um ciclo de sono e vigília característico: dorme de 18 a 20 horas por dia (só se cresce dormindo), está experimentando as sensações – principalmente as auditivas – apenas no tempo restante.
Em pesquisas realizadas conjuntamente em diversos países, nas décadas de 60 e 70 do século passado, os cientistas, fazendo uso de microhidrofones colados à parede uterina, registraram todo esse ambiente sonoro do corpo  da gestante. No meio de uma dessas experiências, a gestante falou algo e quando ela o fez, as agulhas dos antigos sensores foram ao pico, ao máximo. Os pesquisadores surpresos pediram que a gestante falasse de novo e de novo. E chegaram à conclusão de que o principal som que o feto ouve é o da voz humana: a voz da mãe gestante (embutida que está) e a voz de quem fala próximo ao ventre materno.

A partir de quando ele pode ouvir?

Muito bem! O feto já pode ouvir desde a 21ª semana, sabemos os principais sons que ele ouve, mas vale informar também como ele ouve. O feto está imerso no líquido amniótico, num ambiente rico em estímulos sonoros. Mas, segundo as leis da acústica, imerso no líquido não poderíamos ouvir as palavras articuladas como aqui ao ar livre. Então o que chega ao feto é o timbre, a entoação e a frequência da nossa voz; e nenhuma voz é igual a outra. Depois do nascimento, o bebê reconhece as vozes que ouviu com regularidade durante a gestação, e, agora sim, vai ouvir (e aprender) as palavras articuladas, o idioma e o sotaque.

E após o nascimento no que influencia ?

Escolham as suas músicas preferidas e cantem com regularidade e prazer para o bebê em gestação. Importante: não basta ligar o som e colocar o CD para tocar; nem mesmo colocar o fone de ouvido na barriga. O som que chegará a ele será muito tênue. Para potencializar a audição das músicas cantem as letras ou cantarolem as melodias, é através das vozes que ele ouvirá as músicas. Depois do nascimento, aí sim, coloquem os CDs que cantaram durante a gestação. Será confortável para o bebê ouvir melodias que reconhece, agora com vários timbres, ritmo, harmonia e arranjos. Será um referencial de conforto para o bebê. E um ótimo recurso para os pais e cuidadores criarem um ambiente adequado e agradável para as atividades com o bebê.
Quando estiverem amamentando no peito, cantarolem as melodias da gestação, contem as histórias ou coloquem o CD; observem o bebê: o ritmo da sucção, o tempo da mamada e a atenção que ele demonstra. As músicas conhecidas estimulam a amamentação.

Fernando de oliveira pereira
Musicoterapeuta



Então é isso pessoal espero ter ajudado vocês , ou ter informado quem já sabia da Musicoterapia.

Beijo
Nara Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário