sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cólicas em Bebês.

Oi meninas vim falar com vocês hoje sobre as temidas cólicas.
Alguns dias ando tendo convivência com uma bebê de 1 mês ,a Valentina bisneta da minha sogra , enfim ela fica aqui algumas horinhas quando a mãe dela tem que ir no mercado, fazer compras.
Eu já tive apresentações com as fraldas haha, aproveitei pra já ir treinando, apesar dela ser um bebê calmo notei inúmeras vezes que ela chorava e encolhia as perninhas , notei que era cólica .
Como grande curiosa que sou descobri que a cólica que dá no bebê pode ser do frio que a mãe pega ,busquei mais informações de como aliviar a cólica pois meu Arthur vai chegar logo logo e não quero que meu pequeno sinta dor que não posso ajudar.
Achei 10 maneiras de aliviar as cólicas, então vamos a elas .

1. Massageie a barriguinha do bebê
Ao perceber o desconforto da criança, acaricie a barriga do bebê com movimentos circulares no sentido horário. "Com as mãos em concha, deslize uma de cada vez pela barriga da criança, partindo da base das costelas em direção ao púbis. O toque deve exercer uma pressão suave", ensina a fisioterapeuta Barbara K. T. Nevves, de São Paulo. Também é eficaz exercitar o filhote. "Coloque o bebê deitado e dobre lentamente os joelhos dele de modo que as coxas pressionem de leve a barriga. Depois, estenda novamente as pernas e recomece, como se ele estivesse pedalando. O movimento pode ser feito várias vezes ao dia, não apenas na hora da dor.
2. Dê um banho quente
Prepare um banho de imersão regulando a temperatura da água entre 36ºC e 37ºC. Cuide para que o ambiente esteja silencioso e, se possível, coloque uma música suave tocando baixinho. Diminua a luz e converse com seu filho ou cante para ele."A percepção de uma atmosfera calma ao redor tranquiliza o bebê, e a água na temperatura do corpo proporciona uma sensação muito próxima à que a criança experimentava no útero. É uma experiência que a faz relaxar e, com isso, a cólica cede", ensina Sandra.
3. Faça uma compressa
Passe uma fralda a ferro e coloque-a ainda quente sobre a barriga da criança ou use uma bolsa térmica com água morna. O calor favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal. "Tenha o cuidado de testar a temperatura do tecido ou da bolsa para não queimar a pele delicada do bebê", orienta o pediatra Jayme Murahovschi, de São Paulo.
4. Tente um contato pele a pele
Quando deitado de bruços sobre o peito do pai ou da mãe, o bebê consegue expelir mais facilmente os gases que o incomodam e agravam a cólica. "Se puder, aqueça levemente o quarto para o pequeno não sentir frio. Tire sua blusa e a roupa dele, deixando-o apenas com a fralda. O contato pele com pele aconchega, enquanto o cheiro e a voz da mãe ou do pai transmitem calma e segurança", ensina o pediatra e neonatologista Ruy Pupo Filho, de Santos (SP).
5. Enrole o pequeno no cueiro
"Ao envolver o corpo do bebê como se fosse um pacotinho, o cueiro proporciona uma sensação de aconchego e segurança e diminui a irritabilidade e a agitação da criança", orienta a pediatra Patrícia P. de Mello, de São Paulo. Outro expediente simples é distrair o bebê com umacaminhada pela casa, segurando-o de bruços, com a barriguinha apoiada nas suas mãos - esse contato aquece o abdome e traz o conforto do toque.
6. Ofereça o peito
A maioria dos bebês se acalma quando recebe o leite materno. "A estimulação oral que decorre do movimento de sucção é uma fonte de satisfação que ajuda a amenizar a cólica", afirma Patrícia. Só não convém oferecer o seio se a criança tiver acabado de mamar ou se ela recusar repetidamente o peito.
7. Previna os gases
A quantidade de ar que o bebê engole a cada mamada pode provocar gases e agravar a cólica. Por isso, é indispensável fazer a criança arrotar para expelir o ar engolido durante a amamentação. Para os pequenos que não mamam no peito, existem mamadeiras especialmente projetadas para evitar a cólica.
8. Controle sua alimentação
Não há pesquisas conclusivas sobre a relação da dieta da mãe com as cólicas do bebê. No entanto, convém diminuir o consumo de alguns alimentos e observar se isso faz diferença. "Os produtos industrializados contêm corantes, conservantes e estabilizantes, que às vezes dificultam a digestão da criança", diz a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo.
9. Saia de cena e acalme-se
As cólicas e seu choro típico podem durar horas. Enquanto tenta acabar com o sofrimento do pequeno, a mãe muitas vezes fica tensa e nem se dá conta disso. Começa, então, um círculo vicioso: o bebê, supersensível, percebe a impaciência da mãe, fica inseguro e reage sentindo mais dor. Ela segue com os cuidados e, sem sucesso, vai entrando em pânico. Antes de perder o controle da situação, é melhor pedir ajuda e sair de cena. Nesse momento, como ensina Sandra, o pai pode ser um santo remédio, assumindo o posto até que você se recupere. Depois de um banho, de uma boa refeição, de alguns momentos em silêncio e já recomposta, será mais fácil voltar a cuidar do filho.
10. Em último caso, medique
Com tantos avanços da medicina, não existe remédio para tal sofrimento? Sim, os pais podem contar com os analgésicos infantis e com os medicamentos antiflatulência, mas apenas os que são receitados pelo pediatra e, principalmente, só na hora da cólica. "Esses remédios não têm efeito preventivo. E é bom lembrar que todo medicamento apresenta contraindicações", alerta Sandra.


E vocês já passaram pelas temidas cólicas? como foi?
E quem ainda não passou está preparada?

5 comentários:

  1. Nara, eu tentava aquecer o local com roupinhas na região da barriga, não comer nada que pudesse fazer as meninas passarem mal através da amamentação (essa eu acho super importante) pois como é sabido de todos tudo que comemos passamos através do leite, então evitava chocolate, frituras, comidas com muita pimenta do reino. Além disso, comprei uma mamadeira que super recomendo (dr browns) ela tem uma válvula que não permite que ao mamar na mamadeira o bebê, suge o ar também. Espero ter ajudado.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. amiga graças a Deus minha pequena não teve cólicas não
    amei as dicas muito legal e já sei o que fazer caso eu precise
    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Morro de dó quando vejo um nenê com cólica... É terrível... Fico pensando como vai ser com a ME...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aiii as benditas colicas, né... Tomara que nossos Arthur não tenham isso... rsrs
    Meus sobrinhos sofreram com isso viu...
    É triste mesmo...

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É flor, as cólicas são terríveis! Graças a Deus o Gui está passando dessa fase más uma coisa que eu faço quando ele está com cólica é botar bolsa quente na região da barriguinha dele, nossa é tiro e queda... Uma coisa que vc deveria comprar pra ter, bolsa térmica em gel, é ótima mennina! rsrs...

    meu-pequeno-guilherme.blogspot.com

    ResponderExcluir